18/11/2015

Moradores de Salvador preferem ouvir música gospel e MPB a axé, diz pesquisa

Uma pesquisa inédita do Datafolha revelou que os moradores de Salvador, conhecida mundialmente como a terra do axé, preferem ouvir MPB ou música gospel.
Os resultados mostram que MPB é o estilo musical preferido dos soteropolitanos, com 36% das menções. A música gospel fica em segundo lugar (23%), seguida de pagode (20%), samba (17%), axé (15%), música romântica (15%), forró (13%), sertanejo (13%) e, por fim, rock (12%). A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para cima e para baixo.

O levantamento, que abordou também a presença dos baianos em 18 diferentes práticas culturais, será apresentado no Seminário Hábitos Culturais em Salvador, no dia 19 de novembro, a partir das 13h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, na Av. Tancredo Neves.
Segundo o estudo, os soteropolitanos preferem sair de casa para ir ao cinema (59%), festas populares (54%), sair para dançar (55%), ir para shows (51%), bibliotecas (35%) e teatro (28%). 
A pesquisa apurou as razões alegadas pelos entrevistados para não ir ao teatro, museu e cinema. Os dados deixam claro que a escolaridade e a renda têm forte impacto no interesse e na prática de todas as atividades culturais, sejam gratuitas ou com ingressos pagos.
Durante a pesquisa, foram feitas mais de 80 perguntas a 601 moradores da capital baiana - abrangendo temas como frequência ao cinema, teatro, museus, shows, bibliotecas e concertos, consumo de tecnologia e uso do tempo livre. A amostra foi feita com base nos critérios de representatividade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário